quarta-feira, 6 de junho de 2007

Trensurb e Rio dos Sinos: emendas para o Vale

A bancada gaúcha definiu ontem prioridade para cinco emendas a serem apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Duas delas dizem respeito diretamente ao Vale dos Sinos, com grandes reflexos sociais. Uma visa a descentralização dos sistemas de transportes ferroviários de passageiros urbanos. Na prática, isso significa a intenção de destinar recursos no Orçamento Geral da União para a extensão da linha do metrô entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Considero essa uma grande notícia para a região e para todo o Estado, pois a extensão do Trensurb é uma necessidade para salvar vidas e desafogar o trânsito na BR-116 . Da mesma forma, a apresentação de outra emenda para a despoluição das bacias dos Sinos é vital para uma regiao atingida por desastres ambientais nos últimos meses, como a mortandade de 80 toneladas de peixes no Sinos recentemente.

O rio abastece mais de 500 mil pessoas em toda a região. Minha idéia era priorizá-lo, mas fui voto vencido e a despoluição da bacia ficou como a prioridade de número quatro. Resta-nos seguir fazendo pressão para que a emenda seja efetivamente paga, independentemente de ordem prioridade.

Além do metrô e o rio dos Sinos, serão priorizados a BR 101, no trecho Mostardas/São José do Norte; ampliação de Centros de Formação Profissional do Trabalhador e apoio às universidades públicas no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: