A Câmara Federal analisa nesta quarta-feira o projeto de Reforma Política, considerada a mais importante votação de 2007.
Serão diversas votações em plenário. Na primeira delas, os deputados estarão analisando o voto em lista, o primeiro tema em pauta da reforma, e que deve ocupar boa parte das discussões no dia, já que muitas bancadas ainda se mostram divididas sobre qual posição adotar. Mais tarde, será analisado o financiamento público de campanhas, enquanto fidelidade partidária e cláusula de barreira, considerados temas acessórios da proposta, deverão ser votadas na quinta-feira.
Há consenso de que é preciso fazer com que o processo se torne mais transparente, com maior fiscalização dos mandatos, fortalecimento dos partidos e vinculação dos parlamentares à sua base eleitoral. Para avançar nesse caminho, é preciso manter o eixo da proposta inicial, ou seja, com financiamento público de campanhas, fidelidade partidária e voto em lista. Cada item desses têm ligação direta um com o outro e, por isso mesmo, sou favorável a esses três tópicos principais da reforma política.
É hora de acabar com a hipocrisia, e isso passa, necessariamente, pela reformulação das regras para que tenhamos a melhoria da qualidade na política. E hoje é a hora da verdade para a reforma e a classe política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário