sexta-feira, 22 de junho de 2007

Apagão: a culpa é da "prosperidade"

Depois do "relaxa e goza" de Marta Suplicy, o apagão aéreo ganhou ontem mais uma versão oficial. Segundo o ministro da Fazenda, a culpa do caos nos aeroportos é da "prosperidade, e reflete o sucesso da economia".

Com explicações singelas e distantes da realidade como essa, fica claro porque em nove meses o governo Lula segue distante de uma solução para o problema. Os aeroportos têm se tornado verdadeiros centros de torturas de passageiros sem que haja perspectiva de que esse quadro possa ser alterado no curto prazo.

A exemplo de seu chefe, os ministros de Lula parecem distanciados do cotidiano brasileiro. Mantega esqueceu que em 2006 o Brasil ficou na lanterna do crescimento em toda a América Latina e que, para 2007, apesar do PAC e de todo cenário externo favorável, ficaremos abaixo do crescimento entre os emergentes, como Chile, China, México e Coréia do Sul.

A argumentação, além de surreal, é absurda. Uma bobagem descabida.

Se houvesse sentido nas palavras do ministro da Fazenda, aeroportos nos Estados Unidos ou na Europa seriam o reflexo do sucesso econômico desses países. Lá, aeroportos são fechados somente em casos de nevasca extrema. Aqui, o que impede passageiros de voarem é a incompetência gerencial e a imprevidência do governo Lula, que tem se mostrado incapaz de garantir a segurança e a continuidade de um serviço básico ao desenvolvimento do Brasil.

Um comentário:

Filipe Marcel disse...

Caro Redecker.
Acho que o governo, assim como muitos políticos, subestimam a inteligência das pessoas.
Não dá pra entender como é possível, numa crise de tanto tempo, as mesmas pessoas estão em seus cargos, de maneira inabalável.
Na minha opinião, a ANAC deveria "chamar o problema para si" e resolver isto de maneira firme em conjunto com a Aeronáutica.