sábado, 9 de junho de 2007

O viés totalitário do presidente

Lula deu uma entrevista na Alemanha ontem e que causou preocupação àqueles que defendem a democracia e a liberdade de imprensa no Brasil.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente defendeu o fechamento da RCTV por Hugo Chávez. “O fato de ele não renovar a concessão é tão democrático quanto dar [a concessão]. Não sei porque a diferença entre dois atos democráticos”, disse o petista.

Soma-se a essa declaração o apoio explícito do PT ao fechamento da emissora venezuelana externado, inclusive, em nota oficial assinada pelo comando petista, e as inúmeras tentativas de cercear a imprensa e criar dificuldades ao exercício da atividade no Brasil. Nesse contexto, muitas empresas de comunicação têm suas concessões próximas de expirar e começam a ficar apreensivas. A diferença é que aqui as concessões passam pelo Congresso Nacional, onde o debate impede que a vontade presidencial tome seu curso sem discussão em plenário.

Mas o fato não chega a ser novidade na história do petismo. No período em que o PT esteve à frente do governo gaúcho, vários jornalistas foram processados e perseguidos. Entre eles destaco o jornalista Diego Casagrande, que enfrentou como poucos a fúria petista comandada pelos inquilinos do Piratini de 1999 a 2002. Diego virou um símbolo do jornalismo independente no Estado, ganhando o reconhecimento dos gaúchos e da sociedade.

Agora, nacionalmente, Lula e o PT vão aos poucos mostrando seu viés autoritário, e que só surpreende aqueles que desconhecem a verdadeira face de quem abomina o contraditório e prefere a bajulação à crítica construtiva.

Nenhum comentário: