sábado, 2 de junho de 2007

Chávez, o presidente/ditador que desrespeita a democracia

Fiz questão ontem de repudiar as declarações de Hugo Chávez a respeito do Congresso Nacional. O presidente da Venezuela se irritou com a moção de repúdio proposta pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) contra o fechamento da RCTV e afirmou que “o Congresso brasileiro é formado por representantes da direita a serviço do império norte-americano”, e que “os senadores repetem como papagaios os interesses dos Estados Unidos”. Depois de pisotear a liberdade de imprensa e a democracia em seu País, Hugo Chávez agora desrespeita o Congresso Brasileiro.

Sua posição mostra que é refratário às críticas, pois não consegue conviver com o contraditório nem mesmo longe de casa. Esta semana, havia apresentado requerimento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional solicitando moção de repúdio ao fechamento da RCTV. Mais tarde, na Tribuna, pedi que o Congresso rejeitasse o ingresso da Venezuela como país-membro do Mercosul.

A visão do presidente venezuelano é torpe. Além do viés golpista, Chávez é histriônico e limitado por sua falta de visão histórica. Infelizmente, a Venezuela caiu no conto da democracia de fachada e sustenta um ditador de botas, mas é preciso levar a sério estes messiânicos de ocasião pelo mal que podem causar.

Nenhum comentário: