segunda-feira, 25 de junho de 2007

Apagão: enfim, há comando na crise

Ainda longe de estar totalmente resolvido, o apagão aéreo deu sinais de que a situação nos aeroportos pode voltar à normalidade em breve.

Após nove meses de bagunça e total falta de comando, Lula entregou à Aeronáutica o controle da crise. Os primeiros resultados já começaram a aparecer ainda no final de semana, quando os atrasos caíram de 30% dos vôos para 5% na manhã desta segunda-feira. Ontem, das 1.271 decolagens previstas pela Infraero até às 20h, 66 estavam atrasadas e outras 68 foram canceladas, ou seja, um índice considera normal, mas que pode e deve ser melhorado.

Para mim, a melhora desse quadro e o fim o caos verificado nos últimos dias está diretamente relacionado às medidas anunciadas pelo comando da Aeronáutica ainda na sexta-feira. Com autonomia e sem a ingerência de ministros que pouco têm a contribuir nesse setor, o brigadeiro Juniti Saito tem condições de devolver a tranquilidade ao sistema aéreo nacional. Para isso, será preciso que Lula continue dando aval às decisões do comandante, que nada mais tem feito além de aplicar o código militar e respeitar a Constituição.

Nenhum comentário: