Recebi ontem à tarde na Liderança da Minoria o ministro das Cidades, Márcio Fortes.
Entre os muitos assuntos que tratei com ele estava a extensão da linha do Trensurb de São Leopoldo a Novo Hamburgo. Disse-me o ministro que está apenas no aguardo do parecer final do Tribunal de Contas da União para determinar nova licitação para a continuidade das obras. Segundo ele, o ministro Augusto Nardes sinalizou de que o TCU deve dar parecer pela anulação da licitação anterior. Assim que houver essa definição, o Ministério das Cidades vai abrir novo processo licitatório.
Entendo que a extensão do metrô até Novo Hamburgo é uma obra fundamental para a região e, de modo muito particular, como opção de transporte entre Porto Alegre e Novo Hamburgo aos usuários que se deslocam diariamente à Capital pela BR.
Atualmente, o cotidiano da BR-116 é de perdas de vidas e prejuízos econômicos. Todos os dias famílias enfrentam a dor de terem parentes feridos ou mortos, ao mesmo tempo em que empresas e cidadãos sofrem com os constantes atrasos e engarrafamentos. A rodovia é decisiva para o transporte de pessoas e cargas, mas a atual situação exige investimentos para mudar um quadro caótico que se arrasta há vários anos.
Contudo, há um sonho maior em relação ao metrô, que é levar a linha até Sapiranga e, posteriormente, até Taquara, integrando os Vales dos Sinos e Paranhana. No momento, diante de tantos entraves para fazer a obra sair do papel, essa proposta pode parecer um sonho distante, mas é dever do homem público sonhar e projetar dias melhores. No caso do Vale, dias melhores passam por novos investimentos na BR-116 e a retomada das obras do trem metropolitano.
Trensurb Já!
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