domingo, 20 de maio de 2007

A Economia em seu melhor momento?

A Imprensa nacional traz neste domingo reportagem a respeito de um estudo realizado pela Consultoria Tendências sobre a economia brasileira.

De acordo com esse estudo, a saúde da economia nunca foi tão boa em toda a história do País. Para afirmar isso, a empresa baseou-se nos mais recentes indicadores macroeconômicos e de produção e consumo.

São analisados dados da evolução dos juros, do risco Brasil e do dólar em queda – além do aumento do crédito, as vendas no varejo e a produção industrial de várias áreas. Segundo a consultoria, todos esses indicadores apresentam trajetória positiva.

Para a Tendências, o Brasil colhe hoje os frutos de reformas feitas nos últimos 20 anos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, as reformas da Previdência de 1995 e 2003, a nova lei de falências e as privatizações, entre outras conquistas.

Curiosamente, muitas dessas conquistas que hoje o governo do PT pode apresentar foram feitas nos oitos anos de governo de Fernando Henrique Cardoso. Em muitas delas, o partido de Lula votou contra esses avanços, como o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas isso é outra história e o presidente não parece mais disposto a falar sobre o passado, preferindo ser “uma metamorfose ambulante”, como ele próprio admitiu na coletiva aos jornalistas na semana que passou.

O fato é que, sem poder implementar a agenda socialista que defendeu durante 20 anos, Lula se viu obrigado a dar continuidade ao bom trabalho das administrações tucanas. Com os fundamentos da economia em dia e a credibilidade internacional recuperada, o Brasil pôde superar as crises da Coréia, da Rússia e da Argentina no final dos anos 90. Lula não precisou passar por nada disso e, favorecido pelos preços das matérias-primas no exterior, poderia ter feito o País avançar ainda mais. Não o fez e experimentamos nos últimos quatro anos os menores índices de crescimento na América Latina, comprovando que Lula é um bom político, mas um mau gestor.

Há o sentimento em todos que é preciso avançar muito mais, combatendo o desperdício e a corrupção, melhorando o gasto da despesa pública, realizando as reformas necessárias para gerar mais emprego e renda, enfim, colocar este País entre as grandes nações do mundo, efetivamente.

Bom domingo a todos.

Nenhum comentário: