segunda-feira, 14 de maio de 2007

Guaíba, meio século de História

A Câmara dos Deputados realiza hoje, às 10h, sessão solene em homenagem aos 50 anos da Rádio Guaíba.

Poucas emissoras têm tamanha identificação com sua comunidade e seus ouvintes.

Essa história de amor e amizade se iniciou em 30 de abril de 1957, ao meio-dia, quando os microfones da ZYU-58 Rádio Guaíba de Porto Alegre foram abertos para o Rio Grande e o Brasil. Já naquele ano os gaúchos foram surpreendidos quando a rádio transmitiu os sinais emitidos do espaço pela nave espacial russa Sputinik, enquanto o Homem ensaiava seus primeiros passos rumo ao desconhecido.

Desde o início, a Guaíba sempre foi padrão em tudo.

O primeiro programa - o Correspondente Renner - continua sendo referência no rádio-jornalismo brasileiro, assim como o rádio-esportivo foi pioneiro em 1958, um ano após sua fundação, ao transmitir da Suécia o primeiro campeonato mundial de futebol conquistado pelo Brasil. No Mundial em que brilhou pela primeira vez a estrela de Pelé, a Guaíba trouxe a emoção do futebol na voz marcante de Jorge Alberto Mendes Ribeiro.

Pelos estúdios da emissora passaram grandes profissionais, entre os quais é impossível deixar de destacar neste momento Pedro Carneiro Pereira, Milton Ferretti Jung e Armindo Antônio Ranzolin, por exemplo, que marcaram época e ditaram um padrão de qualidade nunca antes experimentado na imprensa falada.

Hoje, as novas gerações dão continuidade a esse trabalho, ao mesmo tempo em que a experiência de antigos colaboradores, como Amir Domingos, segue emprestando seu talento a novos projetos e desafios.

Em muitos momentos, a história da Guaíba se mescla com a própria história do Rio Grande e do Brasil.

Em 1961, Leonel Brizola não teve dúvidas em requisitar a Guaíba para comandar a Rede da Legalidade. Dos porões do Palácio Piratini e pelas ondas da Guaíba, o então governador conclamou os brasileiros a resistir. Foram 10 dias de transmissões ininterruptas, em uma das mais importantes contribuições da imprensa à democracia neste País. Nesse espaço de tempo, a emissora torna-se a rádio mais ouvida da América do Sul, apesar de ter apenas cinco anos de atividades até então.

Ao longo das últimas cinco décadas, a Guaíba contou e viveu os dias mais importantes dessa Nação. Do início do período Militar à volta dos exilados, passando pela redemocratização e as Diretas Já; pela Constituinte, a eleição do primeiro presidente brasileiro após a ditadura até os dias atuais, a Guaíba sempre esteve à frente dos principais acontecimentos. Tudo isso sem deixar de contar nossas principais vitórias, como os campeonatos mundiais conquistados por Grêmio e Inter, e a nossa seleção. Até hoje, a Rádio Guaíba é a única emissora gaúcha presente em todas as conquistas brasileiras em copas do mundo, o que comprova seu espírito de vanguarda.

Pois esse espírito, senhoras e senhores, conquistou legiões de fãs em todo território nacional: são os guaibeiros. E é em nome de seus ouvintes fiéis que a emissora segue seu caminho, com os pés no Rio Grande e os olhos no Mundo, fazendo radio-jornalismo com qualidade e isenção.

É à essa emissora que no dia de hoje a Câmara dos Deputados quer prestar sua homenagem. A todos aqueles que, há 50 anos fazem a grandeza da Rádio Guaíba, o reconhecimento dessa Casa e desse parlamentar.

Parabéns Guaíba! 50 Anos de História e com muitas outras para contar.

Nenhum comentário: