segunda-feira, 7 de maio de 2007

Municípios à espera do governo

Esta semana, outra vez prefeitos de todo o Brasil devem marcar presença em Brasília no sentido de pressionar o governo a cumprir a promessa do presidente Lula de aumentar o Fundo de Participação dos Municípios em 1%.

Na Câmara Federal, depois do desconforto causado pela decisão do Ministério da Fazenda de adiar a votação, obrigando a base do governo a entrar em obstrução para que a proposta não fosse votada, o clima é de expectativa para sabermos quando o governo atenderá a reivindicação dos municípios e autorizará a inclusão da matéria na Ordem do Dia.

Líderes do governo já falam em pagar as parcelas de outubro, novembro e dezembro do ano passado, deixando para discutir 2007 mais adiante. A Fazenda garante que não há recurso para pagar os valores de 2007, que chegariam a R$ 1,6 bilhão, mas convenhamos, o presidente Lula deveria saber disso antes de discursar para 3 mil prefeitos na última Marcha.

A bravata é ruim para qualquer área, em especial a política, onde credibilidade é o maior patrimônio. A Lula, como chefe do governo, cabe conhecer a realidade antes de se manifestar para não cair no ridículo, e à sua assessoria, informar ao presidente para que esse não prometa o que não pode cumprir. Como se sabe, um presidente por muito, mas não pode tudo.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário: