segunda-feira, 28 de maio de 2007

Explica, mas não justifica

Domingo, 27 de maio de 2007

Há uma frase clássica na política, que diz: "quando você precisa explicar algo, é porque algo está errado". Esse conceito aplica-se ao momento político brasileiro. Políticos de diferentes matizes estão sendo obrigados, dia após dia, a apresentar justificativas para seus atos.

Da mesma forma como é preciso dar direito de defesa aos acusados, penso que é necessário, diante de tantas evidências, acabar com a impunidade. O País precisa criar um ambiente onde a credibilidade nas Instituções seja recuperada paulatinamente. E isso se faz colocando corruptos e corruptores na cadeia, extirpando esse câncer do seio da sociedade brasileira. Da mesma forma, o conceito "rouba mas faz" é totalmente errado. Quem rouba comete o pior dos crimes, que é o de roubar a esperança de quem mais precisa e espera de seus governantes.

A cada escândalo, a corrupção traz prejuízos ao Brasil no exterior. Agências e investidores olham com desconfiança para cá diante de tantas incertezas e desconfianças, inibindo investimentos e afugentando investidores. Aqui, aprofunda-se a idéia de que todos são iguais - quando essa generalização está longe de expressar a realidade. Na política como em todos as atividades humanas, existem pessoas de bem e pessoas preocupadas com o seu bem.

A semana está apenas iniciando, e com ela a esperança de que as pessoas parem de se justificar e passem a responder por seus atos. Para o bem do País e daqueles que vêem a política como caminho para o bem comum e não o de alguns.

Nenhum comentário: