quarta-feira, 16 de maio de 2007

Lula, a perfeição e o Olimpo

A entrevista coletiva de Lula revelou um presidente arrogante, presunçoso e que pensa estar no Olimpo, ao dizer que estava quase atingindo a perfeição.

Para surpresa geral da Nação, o presidente perdeu a humildade e parece que o senso de realidade também.

Apesar do esforço do inquilino do Palácio do Planalto em mostrar um cenário quase perfeito, a vida brasileira é outra. Lula falou em avanços, mas o fato é que o País caiu cinco posições no ranking da competitividade em 2006, passando para o 49º lugar entre os 55 países mais competitivos em seu governo. O presidente parece não saber disso. Se conhece, preferiu escamotear os fatos.

Durante a entrevista, seria importante que o presidente tivesse apresentado ao País seu plano para redução da carga tributária, por exemplo. Sinceramente, esperava que abordasse o que faria para diminuir o gasto público e a melhoria da qualidade das despesas públicas, entre outros temas, mas Lula preferiu atacar a oposição e auto elogiar-se. Não foi dessa vez.

Foi uma pena, pois o presidente não é muito afeito à entrevistas, já que essa foi apenas sua segunda agenda com a Imprensa desde que chegou ao poder, sem que os jornalistas pudessem fazer réplica às respostas do presidente.

Encerrado o faz-de-conta e os devaneios, agora só falta alguém chamar Lula à realidade.

Nenhum comentário: