sábado, 21 de abril de 2007

Os ideais da Inconfidência

Neste feriado nacional, onde se comemora o legado de Tiradentes e de tantos outros brasileiros que dedicaram suas vidas à independendência do Brasil, há muito para se refletir sobre o atual momento da vida nacional.

Temos um presidente que pretende governar sem oposição, cooptando antigos adversários e oferecendo as benesses do poder àqueles que antes criticavam seu governo. A esplanada dos Ministérios é um verdadeiro coração de mãe: sempre cabe mais um, sem que isso signifique melhoria da qualidade dos serviços públicos ou retorno a quem paga a conta - o cidadão.

Ser oposição é um dever cívico daqueles que não se elegeram, pois esta foi a decisão da população, e não dos políticos. Democracia se faz com o exercício do contraditório, com o debate no campo das idéias, com responsabilidade. É isso que tenho procurado fazer na Liderança da Minoria ao mostrar erros e sugerir caminhos diferentes para o País.

Outro fato preocupante é o processo em curso de desqualificação das instituições. Há anos existe no Brasil um trabalho sistemático de desconstrução da imagem do Legislativo. Tenho que concordar que o Congresso em várias oportunidades contribuiu para isso ao não cumprir suas obrigações constitucionais, mas essa é outra discussão. Agora, chegou a vez do Judiciário, com a apresentação ao público de todas as suas mazelas.

Defendo que todos os culpados sejam punidos exemplarmente, estejam eles no Judiciário ou no Legislativo, mas as insituições precisam ser preservadas neste processo todo. O Executivo, que na maioria das vezes é o condutor do processo de corrupção, como foi no caso do Mensalão, tenta se preservar quando seu ministro da Justiça aponta o dedo para outros poderes. Foi isso que Tarso Genro fez essa semana ao lançar suspeição sobre todos os parlamentares, ao afirmar que para ele não seria surpresa o surgimento de congressistas envolvidos com a máfia dos bingos.

A generalização é ruim para o Brasil, mas sobretudo para a democracia. Que se aponte os nomes, que se puna os culpados em todas as esferas, que se passe o Brasil a limpo, mas se preserve as instituições e não apenas o Executivo.

Bom feriado a todos.

Nenhum comentário: