domingo, 15 de abril de 2007

Carga tributária e melhoria dos gastos públicos

Carga tributária em 40% do Produto Interno Bruto (PIB) e aumento desordenado dos gastos públicos não podem fazer parte da receita de um país que pretende se desenvolver e gerar oportunidades para seus filhos.

No Brasil de Lula, os gastos com funcionários terceirizados cresceram 75% nos últimos quatro anos em comparação com o governo anterior. O número é assustador, mas ajuda a entender o aumento de ministérios patrocinado pelo atual inquilino do Palácio do Planalto. Lula criou oito novas pastas desde que chegou à Presidência. Em uma delas - Desenvolvimento Social - os gastos com terceirizados somam quatro vezes a folha de pagamento dos servidores estáveis daquele ministério.

É demais, é indecente, pois recursos como esses fazem falta para a Saúde, Educação, e tantas outras áreas carentes de investimentos neste País. Outro dado assustador é que o número de funcionários admitidos em concursos já chega a mais de 100 mil servidores com Lula, aumentando as despesas com pessoal de forma assustadora.

Enquanto não houver de parte da sociedade uma mobilização maior em termos de melhoria dos gastos públicos, a situação só tende a piorar. A carga tributária, que já é o dobro da praticada na Argentina, México, Coréia e Rússia, por exemplo, sufoca o empreendedorismo e cria dificuldades para a competitividade brasileira. Precisamos nos conscientizar dessa realidade, até porque precisamos construir um Brasil para todos, e não para alguns.

Nenhum comentário: