segunda-feira, 16 de abril de 2007

Novas denúnicas reforçam CPI

A Imprensa nesse final de semana apresenta novas denúnicas na Infraero (ver matéria abaixo), o que reforça o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o sistema aéreo brasileiro. Lula, nesta segunda-feira, fala em punição exemplar, em fazer uma limpa na estatal, mas este filme o Brasil já conhece. Mudam-se os atores, mas o roteiro seguirá sendo o mesmo, sabe-se disso.

Os problemas nos aeroportos brasileiros não iniciaram em 2007. Iniciaram quando, no início do governo, o presidente decidiu lotear a Infraero e a Anac entre os partidos da base aliada. Os critérios técnicos foram esquecidos; o que passou a contar foram as indicações políticas apresentadas pelos partidos que integravam a base aliada. Deu no que deu. Acumulam-se denúncias de corrupção e má gestão na empresa e na agência responsáveis pelo setor, sem que tenhamos uma solução definitiva para o caos aéreo. Tudo isso em uma área estratégica para o País, e que é porta de entrada para o turismo e caminho vital para as exportações.

Já passou da hora de termos um novo modelo de gestão pública, onde o critério de escolha não seja o número de deputados que o indicado representa, mas sim, condições técnicas para administrar uma empresa. Para trabalhar em um órgão do governo, é preciso que o indicado tenha passado pela aviação civil. Não apenas passado, mas tenha sido destaque, que tenha ocupado cargos de presidência ou diretoria em empresas aéreas, por exemplo.

Do contrário, seguiremos assistindo a esse festival de incompetência, onde só o que avança é o atraso.

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário: