quarta-feira, 28 de março de 2007

Mais do que aviões no ar

O segundo mandato do presidente Lula recém iniciou, mas já emite sinais de que velhas práticas podem estar presentes nesta nova gestão.

Recentemente, houve a denúncia de que deputados estavam sendo cooptados na oposição em troca de cargos no Dnit e em outras estatais pelo PR - o partido que até a semana passada havia recebido 16 parlamentares de outras siglas após a eleição. Estes indícios reforçam a tese de que o crescimento de partidos da base aliada, em detrimento das siglas de oposição, é vitaminado pelas ofertas de cargos nos estados.

Hoje, quarta-feira, 28/03, a Folha de S. Paulo reforça estas suspeitas ao denunciar "uma prática - já em curso nos bastidores - de dividir a paternidade de emendas provenientes de recursos do Orçamento da União entre parlamentares que não conseguiram se reeleger e os novatos. A estratégia está sendo articulada há um mês por partidos da base aliada", afirma o diário paulista.

Em sua edição de ontem, a coluna Painel do mesmo jornal, havia apresentado a denúncia, ao afirmar na abertura:

Um mecanismo inovador de distribuição de recursos orçamentários está sendo usado pelo governo como forma de "fidelizar" parlamentares recém-chegados à base aliada e amaciar novatos da oposição.
Trata-se de uma espécie de permuta em que eleitos para primeiro mandato substituem, na "administração" das emendas, conterrâneos que não se reelegeram.Cada um tem até R$ 3 milhões em emendas para "trocar" com ex-deputados. Quando a verba for liberada, o calouro pode indicar o município a recebê-la. "Com a escassez de recursos do Brasil, você não pode perder verbas já previstas no Orçamento", diz o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), um dos idealizadores do mecanismo - segundo ele, uma "idéia em construção", mas que já está em pleno funcionamento.


Com efeito, o ambiente político está atestando que há mais do que aviões no ar. São muitos os indícios de um novo Mensalão, o famoso esquema comandado por Marcos Valério e Delúbio Soares no primeiro mandato de Lula.

Enfim, os fatos estão aí, pra ninguém depois se dizer surpreendido. Ou que não sabia...



Nenhum comentário: