segunda-feira, 26 de março de 2007

Infraero registra atrasos em 37 vôos em Cumbica; 11 são desviados

26/03/2007- da Folha Online
Os passageiros enfrentam nesta segunda-feira o terceiro dia consecutivo de problemas no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos (região metropolitana), devido ao nevoeiro. Com o equipamento que auxilia as operações em ocasiões de baixa visibilidade inoperante, os pousos foram suspensos no terminal das 5h25 às 7h40.
Segundo informações da Infraero (estatal que administra os aeroportos), 11 vôos foram alternados no período, ou seja, seis pousaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) e cinco no aeroporto Tom Jobim, no Rio. Além dos vôos desviados, outros 37 sofreram atrasos. A espera é de, em média, duas horas.
De acordo com a estatal, os atrasos atingiram, até as 10h, 14 partidas internacionais, 12 partidas domésticas e 11 chegadas internacionais. Os reflexos atingem vôos em outros aeroportos do país.
Problemas
Os problemas em Guarulhos são reflexos de uma falha no equipamento chamado ILS, que opera em duas categorias, de acordo com a visibilidade.
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirma que o equipamento foi danificado por um raio há cerca de duas semanas, mas consertados em seguida. No entanto, não foram liberados. "Eles só não estavam operando porque o avião laboratório da FAB [Força Aérea Brasileira] não pôde ser usado para testá-los", disse.
"O avião da FAB que teve problemas durante o teste, e o equipamento não pode operar sem que ele seja avaliado", afirmou Pereira.
No fim de semana, o ministro da Defesa, Waldir Pires, determinou à Infraero a abertura de uma sindicância para apurar a demora no conserto e na liberação do equipamento. Pires quer investigar e punir com a demissão os responsáveis pelos atrasos.
Segundo o presidente da Infraero, um relatório preliminar com informações sobre os atrasos em Guarulhos deve ser enviado nesta segunda ao ministro da Defesa. Uma sindicância foi aberta, e o relatório final deve ser entregue em três dias.
Atrasos
No sábado (24), o terminal permaneceu fechado por seis horas. Neste domingo, o aeroporto fechou por mais duas horas.Passageiros de vôos internacionais foram os mais prejudicados no domingo, com os atrasos prolongados por causa do fechamento em Guarulhos. Um vôo que saiu de Madri (Espanha), por exemplo, sofreu mais de 23 horas de atraso.

Nenhum comentário: